terça-feira, 4 de agosto de 2009

Grito Estudantil no 51º ConUNE


Grito Estudantil organizou delegação da Unicap ao 51º Congresso da UNE, em Brasília, na UnB. O evento acontece de 2 em 2 anos e além de discutir como a UNE deve atuar (as chamadas "Teses") também elegeu a nova diretoria da entidade.

A Tese "Rebele-se", a qual os delegados do Grito defendem, é formada por estudantes de vários estados do Brasil e que defendem uma profunda transformação do ensino superior brasileiro. Está claro que existe um desinteresse do Governo em investir nas universidades públicas porque apenas 3,4% do PIB é destinado a Educação. Por isso a falta de vagas nas instituições públicas se torna quase "lei" e os jovens brasileiros são excluídos de entrarem no ensino superior. Causando assim um crescimento das instituições privadas que cobram exorbitantes mensalidades e taxas para o aluno se formar.

É por conta disso que a Tese "Rebele-se" defende 10% do PIB para a Educação para resolver o déficit de várias décadas no ensino superior, concurso público para contratar mais professores e técnicos, interiorização com qualidade, incentivo a pesquisas compromissadas com o povo, tudo isso para cada vez mais construir um país independente e democrático. Conheça mais sobre a Tese "Rebele-se" no site www.rebelesenaune.blogspot.com.

Nenhum comentário: