quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Chapa da situação tenta dá golpe na eleição

A eleição para o DCE da Unicap estava marcada para os dias 28 e 29 de outubro. O Grito Estudantil, com 50 nomes na chapa e mais uns tantos apoiadores, entre estudantes e até professores, fez uma bela campanha levando para sala de aula o debate sobre o papel do DCE nas lutas pela melhoria das condições dadas aos estudantes e funcionários da universidade.

Os dois primeiros turnos (manhã e tarde) do dia 28 de outubro, primeiro dia da eleição, foi marcado por muita agitação dos apoiadores do Grito Estudantil, muita gente com adesivo no peito, camisas azuis por todo lado, votação em massa, muita frase de incentivo e vitória. Nos corredores, os estudantes defendiam as propostas do Grito com unhas e dentes, às vezes até sem serem da chapa. A chapa da situação era repelida por onde passava.

Eis que por volta das 19:30, membros da "Agora só Falta Você" (chapa da situação) agridem o mesário da urna do ciclo básico, roubam a urna e saem correndo. Um claro ato de desespero por não aceitar a derrota que estavam prestes a sofrer. Logo após a urna foi achada com o lacre violado e surrada.

Mas essa tentativa de golpe não abalou o Grito Estudantil e nem passou batida principalmente porque os estudantes presentes denunciaram a fraude com muita energia. Assim que ocorreu o roubo da urna a notícia se espalhou e começaram a ecoar pelos corredores da universidade várias palavras de ordem como: "eu já sabia, o DCE não tem democracia", ou "ei estudante preste atenção, o DCE roubou a eleição". Um fato que também foi determinante para espalhar a notícia do roubo foi a cremação da urna roubada que foi achada na rua e muita passagem em sala para denunciar a fraude.

Nenhum comentário: